• Félix Rodrigues

Previsão de número de infectados por SARS-CoV-2 para amanhã: 2/2/2020

Nesta rubrica que hoje se inicia neste jornal, da autoria do Professor João Cabral da Universidade dos Açores, pretende-se informar a população em geral, com previsão diária, da evolução da pandemia em Portugal, recorrendo ao modelo "Cabral".

O modelo é extremamente fiável e a previsão torna-se fundamental para uma gestão adequada dos recursos materiais e humanos na área da saúde pública.

Hoje, 01 de Julho de 2020, Portugal tem um acumulado de 42454 casos de infecção. A previsão de ontem era que se atingisse um acumulado de 42451. Falhou por 0,007%, ou seja, teve uma diferença entre o previsto e o verificado, de apenas 3 casos.

Hoje a taxa de variação média, deslocada em 5 dias, diminuiu bastante em relação a ontem, apresentando hoje o valor de 0,76%. O número médio de casos, calculado em média deslocada a 5 dias, segue a mesma diminuição, apresentando hoje o valor de 318 casos por dia. A curva Cabral que tem vindo a ser construída desde o início da pandemia continua a fornecer excelentes previsões, com uma precisão sem precedentes, mostrando um coeficiente de determinação de 0,999999, com os p-valores de todas as suas variáveis apresentando valores numéricos na ordem de 10^(-8000). A probabilidade de se continuarem a registar 310 casos diários, mantém-se nos 85%.

Estima-se para amanhã um valor acumulado de 42762 casos em Portugal, com um erro máximo de 0,3%.


20 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores