• Tomaz Ponce Dentinho

Professor João Barcelos abriu caminho para a Grande e Boa Universidade nos Açores


O professor João Barcelos vai reformar-se depois do enorme trabalho desde 1996 feito para a Universidade dos Açores, para os seus professores e alunos, designadamente na criação e direcção do Curso dos Preparatórios de Medicina Veterinária desde 2002 até ao presente. Como foi um dos melhores alunos de Veterinária foi fácil ser reconhecido pelos seus pares para trazer os Preparatórios do Curso de Veterinária em Angra do Heroísmo. Como tem entusiasmo e dedicação ultrapassou todas as restrições que outros colocariam para que as aulas práticas e teóricas ocorressem em condições tão boas ou melhores do que as dadas no Continente. Como havia procura do curso de veterinária e o curso dos Açores, a indicar pelas notas finais dos alunos que por aqui passaram, era ainda melhor do que no Continente, foi fácil que passassem por cá dos melhores alunos de veterinária do país sendo os melhores da Universidade dos Açores. E como há um bom grupo de zootecnia que dá as disciplinas iniciais tão bem como os veterinários conseguiu-se o melhor do país com a prata da casa.

O regime de numerus clausus e a velha história dos “santos de casa não fazem milagres” fizeram com que alunos dos Açores não conseguissem entrar no curso de cá entrando porventura no curso de fora como alunos da Região, onde porventura levaram mais tempo a licenciarem-se; mas as políticas têm normalmente efeitos que não querem ter.

O Professor João Barcelos será substituído pelo Professor Carlos Pinto, veterinário, tendo os preparatórios de medicina veterinária passado a ser integrados na Universidade de Trás-os-Montes.

É tempo de fazer o curso de veterinária completo nos Açores e, no contexto da bovinicultura existente, terá certamente mais vocação do que Lisboa dos pequenos animais domésticos ou Vila Real dos animais selvagens. Para isso os veterinários residentes com vocação para a docência e investigação têm que fazer o doutoramento e fazer ensino e investigação na Universidade no pressuposto que o seu empenho e entusiasmo é potencialmente mais efectivo na mobilização dos alunos da terra e da investigação aplicada dos Açores. A menos que queiram um vínculo à Função Pública que os desperdiça por aí. A vida continua mas a nossa responsabilidade para com a vida dos que são próximos continua com esses próximos.

Os próximos do Professor João Barcelos eram de fora e certamente lá fora lembram as boas aulas que aqui receberam. Os santos são assim. Reconhecidos elsewhere. Um abraço.

1,236 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores