• Félix Rodrigues

Quando o nosso Sol perdeu a companheira

Num artigo agora publicado, os autores propõe uma nova teoria para o nascimento e organização do nosso Sistema Solar. O grande pilar dessa teoria assenta na organização da longínqua Nuvem de Oort.

Mais do que apenas redefinir a formação de nosso sistema solar, a evidência de uma nuvem de Oort que tenha sido capturada por outro objeto de grande massa poderia responder a perguntas sobre a origem da vida na Terra. “Objetos na nuvem externa de Oort podem ter desempenhado papéis importantes na história da Terra, como possivelmente trazer água para a Terra e causar a extinção dos dinossauros”.

A teoria também tem implicações para a hipótese do Planeta Nove (antes designado por décimo planeta), que os autores acreditam não estar sozinho.

As dúvidas não se colocam apenas em relação à Nuvem de Oort, mas também a objetos transneptunianos extremos, como o potencial Planeta Nove. Não está claro de onde eles vieram, e o novo modelo prevê que deve haver mais objetos com uma orientação orbital semelhante ao dito Planeta Nove.



Adaptação de Félix Rodrigues


31 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores