• Félix Rodrigues

Requalificação da Rotunda do Açucareiro na ilha de Santa Maria

O Governo Regional dos Açores vai requalificar a Rotunda do Açucareiro na ilha de Santa Maria.

Dinis Resendes refere que o "açucareiro" foi também o símbolo da segregação social e económica da ilha. Mesmo depois dos Americanos terem saído, quando já não existiam motivos de natureza militar para controlo de pessoas, o acesso à área do aeroporto continuou a ser muito condicionado à população em geral.

Diz que quando frequentou o Externato a partir de 1970, em muitas das casas, as luzes dos alpendres e não só, mantinham-se ligadas dia e noite, mesmo já anos depois do 25 de Abril. O consumo de água também não tinha limites. Contrastando com isso, a maior parte da população de Santa Maria não tinha nem electricidade, nem água canalizada.

A água canalizada só chegou à maioria das freguesias nos anos 70. Também a rede eléctrica chegou à baía de São Lourenço antes de chegar à restante freguesia de Santa Bárbara, apesar dos postes de transporte da rede eléctrica terem atravessado a zona central da freguesia.

Em São Lourenço passou a haver electricidade e iluminação eléctrica para uso sazonal dos veraneantes, enquanto em grande parte da ilha apenas a luz do candeeiro e a salga para conservar os alimentos.



Texto de Dinis Lourenço e fotografia de Bárbara Chaves.

49 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores