• Félix Rodrigues

Rota da água na ilha Graciosa

Henrique Miguel Remédios Silva, apresentou como projeto de fim de curso, em Natureza e Património da Universidade dos Açores, uma proposta de criação de uma "Rota da Água" para a ilha Graciosa.

A água na ilha Graciosa sempre foi escassa por isso ao longo dos séculos os graciosenses tiveram que ser inventivos, produzindo cisternas e sistemas de captação de água com arquitecturas únicas. As estruturas da ilha, outrora construídas com vista a captar, armazenar e distribuir a água, merecem um roteiro que permite conhecer a importância da conservação dos recursos hídricos.

Ao contrário da generalidade das outras ilhas dos Açores, as condições físicas da ilha Graciosa fizeram com que ela fosse carente de água. Esta situação suscitou na população a necessidade do desenvolvimento de sistemas de captação e armazenamento desse precioso bem, hoje todavia ultrapassados e no essencial desactivados em virtude da execução de um plano geral de distribuição e abastecimento de água e recorrendo a furos hertzianos.

Parabéns ao Henrique Silva pela conclusão desta etapa da sua vida académica.



Texto de Félix Rodrigues e fotografia do Foto Íris.


199 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores