• Félix Rodrigues

Santa Bárbara: Um monstro adormecido

A Daniela Dias Botelho, propôs-se explorar no seu trabalho de fim de curso (Natureza e Património da Universidade dos Açores) a possibilidade de elaborar um Percurso Pedestre na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, e observar de perto as formações geológicas que aí se encontram.

A Serra de Santa Bárbara é um dos 26 vulcões activos dos Açores e ocupa a parte ocidental da ilha Terceira. Corresponde a um vulcão central truncado por duas caldeiras concêntricas, a mais recente das quais está totalmente preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas.

Há demasiadas condicionantes para a observação dessas formações pois as caldeiras da Serra de Santa Bárbara estão protegidas por vários instrumentos legais, por encerrarem floresta de laurissilva, todavia, em circunstâncias muito específicas, a sua visitação é autorizada.

Um trilho pedestre desta natureza não se destinaria ao público em geral, mas sim a um público muito especializado, ou de outro modo, a um nicho de mercado muito específico.

Parabéns à Daniela Botelho pela conclusão desta etapa do seu percurso académico.

A fotografia ilustrativa que aqui se apresenta corresponde à vista da costa norte da Serra de Santa Bárbara.




Texto de Félix Rodrigues com fotografia do SIARAM.

346 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores