• Félix Rodrigues

Temos uma incidência elevada

Tivemos hoje 315 novos casos de infeção, ultrapassando os 60 mil infetados (60258), com os Açores com 7 casos, o que é um número elevado para a realidade epidemiológica da Região.

Temos até hoje 1840 óbitos no país.

A nossa incidência atual é de 587,87 infetados por cada 100 000 habitantes, valor bastante superior ao da Escócia que é de 387 infetados por cada 100 000 habitantes, próximo da Irlanda do Norte 495, igual ao de Gales (583) e próximo de Inglaterra (530). Percebe-se a razão pela qual a Escócia deixa fora dos corredores aéreos Portugal. Deixa fora por várias razões: a nossa incidência é maior do que as desses países ou regiões britânicas e nós, contrariamente a países como a Espanha, temos os dados centralizados e como tal ninguém consegue distinguir as regiões do país. Açores, Madeira e Algarve estão na mesma categoria de Lisboa e Porto. Se fizéssemos a distribuição administrativa, verificaríamos que por exemplo, os Açores, teriam uma incidência de 12 casos por cada 100 000 habitantes que não se compara com quase nada na Europa. Claro que é muito mais fácil centralizar, mas os impactos são menores.

Quando as incidências são iguais, qual é o problema de contágio? Se Portugal tivesse a mesma incidência da Escócia qual é a probabilidade de um escocês ser infetado na Escócia ou em Portugal? Seriam iguais. Assim, e neste momento, receber ingleses é menos arriscado do que receber portugueses.

Faz sentido os Açores testarem as pessoas à entrada? Claro que sim, pois não há comparação com o resto do país (mais uma vez somos obrigados a ver o resto do país pela ótica dos números globais, podendo haver, e claramente há, grandes diferenças entre regiões). Neste momento estamos todos a funcionar como nação e um caso no cimo da Serra da Estrela é estatisticamente igual a um caso no centro comercial das Amoreiras em Lisboa. Com queremos que se olhe para nós? Pelo todo ou pelas partes? No caso da infeção era bom que fosse pelas partes.



Félix Rodrigues

32 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores