• Félix Rodrigues

Testar, testar, testar...excepto ao fim de semana, por isso temos números reduzidos hoje

Temos que esperar até quinta-feira para percebermos se os casos de infeção em Portugal estão mesmo a descer. No fim de semana diminuem drasticamente as análises e as recolhas, e parte dos Delegados de Saúde não trabalham. Assim, os 123 casos de hoje, são pouco, e num esforço constante e sistemático revelaria um controlo da situação epidemiológica, mas isso é artificial neste momento.

Acumulámos até hoje 55720 casos de infeção e ultrapassámos a barreira das 1800 mortes por Covid-19 (1801 óbitos).

O número de óbitos em Portugal é muito elevado quando comparado com outros países como por exemplo, o Japão, Singapura, Emirates Árabes Unidos, Bielorrússia, etc, com muito mais infetados do que o nosso país.

De facto o controlo da infeção está associado à capacidade de “testar, testar, testar”, e ninguém disse que isso se aplicava apenas aos dias úteis.

Um sistema de baixo custo que utiliza a tecnologia designada “ lab-on-a-chip” foi criado pela Universidade da Califórnia, e os investigadores afirmam que pode estar disponível, para diagnósticos muito rápidos de coronavírus e testes de anticorpos em todos os Estados Unidos até ao final do ano.

Esse sistema é importante, com vacina ou sem vacina, para a reabertura da economia, já que em ambas as situações se exigem testes generalizados o vírus e aos seus anticorpos.

No fundo o sistema que usa uma gota de sangue, tem uma câmara de alta resolução acoplada que procura anticorpos específicos do SARS-CoV-2, à semelhança do que acontece nos laboratórios com alta tecnologia. Se o preço rondar os 200 dólares, como se estima, temos dispositivos rápidos e baratos para controlar a pandemia, a não ser, que seja utilizado exclusivamente em norte-americanos e em quem eles entenderem.

Quando o mundo caminha para os 24 milhões de infetados e quase um milhão de mortos, essa maquineta faria falta.




Félix Rodrigues

52 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores