• Tomaz Ponce Dentinho

Trânsito de Angra

O trânsito funciona sempre. No entanto quando há ruas vazias ao lado de ruas congestionadas é um sinal que não está a funcionar tão bem como seria possível. Bem sei que em redes de trânsito há sempre sinais de congestionamento e quando concertamos num lado o problema aparece no outro. O que é estranho é não olharmos para as vias subutilizadas que são também um problema uma vez que custam dinheiro a manter e recuperar para além de muitas vezes serem a solução para congestionamentos mesmo ao lado.

As soluções do transito em Angra têm sempre esquecido a utilização plena do eixo Rua do Rego – Rua de São Pedro, congestionando e desqualificando a Rua da Sé. A proposta que se sugere permite criar um só sentido na Rua da Sé e, se necessário, no Fanal para além de possibilitar o uso mais equilibrado do espaço viário e permitir o retorno na Praça Velha ultrapassando a guerra dos palcos. Pensar várias soluções para escolher a melhor é sempre muito mais barato do que experimentar ou guerrear no real; e certamente mais eficiente do que delegar em gurus do transito.





Eles que simulem e avaliem soluções se o souberem fazer para que ponderemos através dos políticos os vários efeitos. Mas não nos venham com soluções desenhadas/construídas no terreno porque os terrenos (agora tão falados) sempre custaram caro e foram injustos na distribuição da sua valorização pelas intervenções não pensadas que lhes fazem. A vermelho estão os sentidos de Oeste para Leste; a azul de Leste para Oeste. A lilás estão os sentidos Sul-Norte e a laranja os sentidos Norte- Sul.

70 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores